De Olho na TV | O atual momento do jornalismo no SBT

Estamos estreando a nossa nova coluna, a “De Olho na TV”, e hoje vamos falar sobre o atual momento do jornalismo do SBT.

É só falar em jornalismo que os fãs do SBT pensam que passam por uma crise, até porquê a audiência dos informativos do canal não vingam, mas se enganam quem pensa que o atual momento do jornalismo do canal passa por uma crise, muito pelo contrário. Bom, o jornalismo do SBT surgiu no ano de 1988 quando Sílvio Santos estava focado a dar uma cara nova ao SBT, que na época passava por uma grande crise financeira, foi ali que o SBT contratou um dos maiores jornalistas desse pais, Boris Casoy.

Boris tinha a missão de criar um telejornal de credibilidade e de opinião que pudesse gerar lucros e mudasse a cara do SBT, que na época não era forte no quesito jornalismo, oque parecia só mais um jornalistico que estava ali mais por obrigação se tornou um dos produtos mais caros do canal e de muita audiência, mais em 1998, devido uma oferta tentadora da Record o jornalista acabou saindo da emissora de Silvio Santos e foi para a Rede Record comandar o “Jornal da Record” principal jornalistico da casa. Depois da saida do jornalista, o jornalismo do SBT passou por uma grave crise, varias demissões e até o cancelamento do Telejornal Brasil, mais conhecido pela sigla (TJ).

image

O Jornalismo da emissora só veio se reerguer em meados de 2005, com a entrada da jornalista Ana Paula Padrão. Começava ali o “SBT Brasil” que está no ar até hoje, Ana ficou no jornalistico até 2006 quando passou para o “SBT Realidade”, daí Carlos Nascimento tinha a missão de manter os indicies do informativo que era de 10 pontos de média e 12 de pico no PNT. Sua maior audiência foi em junho de 2014 quando o jornalistico do SBT teve 12 pontos de média e 15 de picos ficando na vice liderança e sendo o assunto mais comentado das redes sociais. Mas em 2009, devido uma nova crise financeira no SBT, a jornalista Ana Paula Padrão, acabou trocando a emissora pela Record, fazendo o jornalismo do canal passar novamente por uma grave crise.

Em 2011, o SBT voltou a investir no jornalismo, foi ai que surgiu Rachel Sheherazade e Joseval Peixoto, que foram contratados diretamente por Sílvio Santos. A estréia dos dois, foi muito positiva principalmente por causa dos comentários de Rachel, que eram pra lá de polêmicos e era o que salvava a emissora, mais em 2015 os jornalistas do SBT foram proibidos de comentarem sobre qualquer assunto. Atualmente, o principal informativo da casa, tem médias de 6 á 8 pontos no ibope o que satisfatório para a emissora.

Por Outro Lado…

Silvio Santos surpreendeu à todos ao colocar o jovem Dudu Camargo de apenas 18 anos no comando do “Primeiro Impacto”, transformando algo de credibilidade em algo popularesco e sem total credibilidade, o que chocou o público. Todos sabem que o SBT não leva o jornalismo à sério. O próprio Silvio Santos já declarou que o SBT não é uma emissora para jornalismo, e sim uma estação de entretenimento. Isso todos percebem, visto à falta de investimentos no setor, a falta de novidades em buscar novos formatos e a acomodação atual.

Este texto é uma produção independente, de total responsabilidade de seu idealizador.

POR Gabriel Oliveira.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s