FICOU NA MEMÓRIA: Relembre a novela “Esperança”

image

image

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, sendo substituído por Walcyr Carrasco a partir do capítulo 150, Esperança é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, no horário das 20 horas, entre 17 de junho de 2002 e 14 de fevereiro de 2003, em 209 capítulos.

ELENCO

image

Contou com Priscila Fantin, Reynaldo Gianecchini, Ana Paula Arósio, Maria Fernanda Cândido, Raul Cortez, Simone Spoladore, Gabriela Duarte, José Mayer, Laura Cardoso, Giselle Itié, Eva Wilma, Antônio Fagundes e Fernanda Montenegro nos papéis centrais.

HISTÓRIA
Em 1931, o mundo vive as consequências da recessão mundial causada pela quebra da Bolsa de Nova York. O cenário de pobreza instalado nos Estados Unidos e na Europa tem reflexos no Brasil, onde os então poderosos barões do café enfrentam uma grande crise econômica por conta da baixa demanda do “ouro verde”, considerado a riqueza do país.

Este quadro é determinante para a deflagração da Revolução Constitucionalista de 1932, quando explode em São Paulo uma revolta contra a política centralizadora do Governo Vargas. Em meio a esse cenário político, muitos estrangeiros, fugindo do desemprego e da miséria em seus países, chegam ao Brasil em busca de melhor sorte. Italianos, portugueses, espanhóis, judeus, enfim, todos, trouxeram uma série de contribuições culturais, sobretudo para o Estado de São Paulo, onde tiveram participação ativa no processo de industrialização e na formação do movimento operário.

Nesse contexto, se desenrola a história de Toni, um jovem escultor italiano que deixa sua cidade natal, os pais e o seu primeiro grande amor para se aventurar no Brasil, essa terra desconhecida, mas promissora. Mais precisamente em São Paulo, onde encontrará muitos patrícios, conhecerá imigrantes como ele e viverá outra bonita história de amor.

Toni, filho do pianista Genaro, se apaixona por Maria, filha do maior inimigo do pai, o fascista Giuliano. O romance é inviabilizado, pois a moça está prometida para o abastado Martino, e Toni, após se desentender com o pai, decide tentar a sorte no Brasil sozinho. O que ele não sabe é que Maria está esperando um filho do mesmo.

Ao chegar à capital, Toni enfrentará as dificuldades inerentes à sua condição de imigrante, e um novo amor, a judia Camilli, filha de um comerciante bem-sucedido. Enquanto luta para se manter, Toni conhece os únicos parentes no Brasil: Dona Madalena, uma lavadeira que fora mulher de um tio e a prima Nina, uma jovem operária rebelde que luta contra as injustiças da política trabalhista no país. A causa de Nina é entremeada com o romance com o português João Manoel, o Murruga, completamente apaixonado por ela.

Na Itália, o velho Genaro, sozinho após a morte da mulher, decide também vir para o Brasil, à procura do filho. Sem o endereço de Toni, se instala na pensão de Dona Mariuza e passa a trabalhar como pianista no fino bordel da francesa Justine, amante de seu companheiro de quarto, o jovem estudante Marcos.

Enquanto isso, na Itália, Maria é obrigada a casar com Martino, mesmo este sabendo que o filho que ela carrega é de Toni. Após a morte do pai e o desaparecimento de Luiza, sua avó, Maria acompanha o marido numa viagem ao Brasil e se instala na fazenda dos italianos Vicenzo e Constância, amigos de Farina, um conterrâneo de Martino.

A família de Vicenzo luta contra a resistência de Dona Francisca Mão-de-Ferro, dona da fazenda vizinha, uma viúva que odeia os italianos e não os quer como vizinhos. Mas Dona Francisca não esperava que seus filhos, os bem criados Maurício e Beatriz, fossem se apaixonar pelos rudes filhos dos italianos: Caterina e Marcello. A presença de Farina e Martino na fazenda vizinha desperta o ciúme no atormentado Maurício, que se descobre bastardo e não aceita que a mãe seja cortejada.

Mas Martino é assassinado na fazenda de Francisca, deixando o caminho livre para Maria reencontrar seu grande amor, Toni. Com o filho Martininho, Maria reencontra o velho Genaro, que não lhe dá boas notícias: Toni está casado, com Camilli.

image

image

CURTA A EXPRESSO TV NO FACEBOOK:
https://m.facebook.com/tvnewsaudiencia

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s