FICOU NA MEMÓRIA: Relembre a novela “Senhora do Destino”

image

Escrita por Aguinaldo Silva, Senhora do Destino é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 21 horas pela Rede Globo, entre 28 de junho de 2004 a 11 de março de 2005, em 221 capítulos. Foi reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo, entre 02 de março a 21 de agosto de 2009, em 123 capítulos.

ELENCO

image

Contou com Susana Vieira, Carolina Dieckmann, José Mayer, Leandra Leal, Leonardo Vieira, Carol Castro, Dado Dolabella, José Wilker, Ludmila Dayer, Débora Falabella, Marcello Antony, Tania Khalill, José de Abreu, Mylla Christie, Bárbara Borges, Letícia Spiller, Eduardo Moscovis e Renata Sorrah nos papéis principais.

ENREDO

image

Diante da dificuldade de sustentar seus filhos pequenos, a jovem nordestina Maria do Carmo Ferreira da Silva deixa a pequena Belém de São Francisco, no interior de Pernambuco, disposta a encontrar na cidade grande uma forma mais digna de criar seus filhos. Quando chega ao Rio de Janeiro, a recém-chegada encontra uma cidade à beira do caos.
Era dezembro de 1968 e o governo do país decretara o Ato Institucional. No meio do tumulto, sem ter como localizar o irmão Sebastião, seu único contato ali, Maria do Carmo vira presa fácil da sorte. A única pessoa que lhe oferece ajuda e solidariedade sequestra sua única filha, a recém-nascida Lindalva, e some no mundo.

Lourdes – como essa mulher se apresentara, vestida como uma enfermeira grávida – na verdade chama-se Nazaré e decide roubar a criança para apresentá-la a seu futuro marido como sendo fruto legítimo de uma difícil relação. É assim que a pequena Lindalva passa a se chamar Isabel. Ao sentir a falta da criança, Maria do Carmo fica desesperada. Bate de frente com os homens da polícia, que a atiram numa cela acusando-a de louca. Na cadeia conhece alguém, também preso, que há de se tornar um parceiro para toda a vida. É Dirceu de Castro, que coincidentemente conhece o irmão dela. Os dois trabalhavam no mesmo jornal, ele como jornalista e Sebastião como motorista.

Esclarecido o mal-entendido, Maria do Carmo acaba livre, reencontra o irmão e os filhos que estavam prestes a serem enviados a um orfanato. Só não encontra Lindalva. É diante desta encruzilhada da vida que ela faz um juramento que jamais há de esquecer: dedicar a vida para trazer de volta sua filha.
Nos tempos atuais, bem distantes daqueles tumultuados anos 60, Maria do Carmo é outra pessoa. Mudou, para melhor. Aprendeu com a vida e soube tirar proveito dela. Se não é rica, ao menos não passa mais as necessidades de outrora. O negócio de construção na baixada fluminense prosperou. Graças a ele, Do Carmo pôde criar os quatro filhos que lhe restaram, Reginaldo, Leandro, Viriato e Plínio. E assim, os quatro tornaram-se homens feitos.
Cumprindo a promessa feita naqueles tempos tumultuados, Maria do Carmo continua numa busca sem tréguas pela filha. Busca essa que se torna pública e é acompanhada pela mídia. Para isto, conta com a ajuda de seu amado, o jornalista Dirceu, e do amigo Giovanni Improta, ex-bicheiro e a figura mais influente na Vila São Miguel – um pretendente que não esconde sua admiração e paixão por Maria do Carmo.
Lindalva, ou melhor, Isabel, vive uma vida até tranquila com sua suposta mãe, Nazaré. A garota não passa de uma vítima da terrível mulher que usou a menina recém-nascida para ter um casamento tranquilo com José Carlos Tedesco, um homem bom que acreditou que a criança fosse sua filha. Mas Zé Carlos descobre o crime da esposa e, antes que pudesse tomar qualquer atitude, é assassinado. Nazaré não hesita em matá-lo para encobrir esse segredo do passado e não ser presa.

Quem mais sofre com essa morte é Cláudia, filha legítima de Zé Carlos e desprezada pela madrasta. Ao investigar o passado de Nazaré, Claudinha descobre os fatos que uniram o pai à madrasta e aos poucos vai desvendando o mistério que liga a história de Nazaré à trajetória de vida de Maria do Carmo Ferreira da Silva.

Gostou? Mande a sua sugestão de qual novela você quer relembrar aqui na Expresso TV.

Na próxima semana relembraremos a novela “Pícara Sonhadora” do SBT, não perca!

image

image

Curta a Expresso TV no Facebook e fique por dentro das notícias, consolidados e muito mais: https://m.facebook.com/tvnewsaudiencia

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s